segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dicas de Fotografia I


1. Estrutura Básica
A estrutura – posição dos diferentes elementos no enquadramento - é o coração da fotografia. A regra de ouro mais fácil de aprender e lembrar é a Regra dos Terços.

Em suma, basta dividir o quadro em nove quadrados de tamanho mais ou menos similar. Tente dispor o objeto da foto neste plano de acordo com suas linhas e intersecções, então imagine a figura principal dividida nestes nove quadrados. Isto lhe dará uma perspectiva mais interessante do que se o objeto estivesse localizado bem no meio do enquadramento.

Muitas câmeras novas projetam uma “grade” segundo a Regra dos Terços que você pode ativar enquanto está fotografando.

2. Ajuste a compensação de exposição
Contanto que você não esteja no modo completamente manual, sua câmera digital toma decisões que determinam a exposição de uma imagem –  e vão ditar quão clara ou escura será a imagem.

No geral, as máquinas digitais definem uma exposição apropriada com base na claridade correta de um cartão cinza de 18%. Na verdade, é por causa dele que há modos de cena especiais para a neve – sem ele, a câmera deixaria o branco do gelo num tom acinzentado.

A imagem está muito clara ou escura? Explore os inúmeros modos disponíveis nas câmeras modernas, ou simplesmente tente compensar um pouco de exposição. Diversas delas possuem um botão físico para isso, identificado pelo símbolo +/-. Caso sua imagem esteja escura demais, mova-o para cima de zero; se estiver muito clara, para baixo.

3. Escolha o modo correto
Sua câmera deverá apresentar os níveis dos modos fotográficos que oferece. Você pode definir desde uma operação totalmente automatizada, até configurações de cena bem específicas.

Quando estiver fotografando uma ação rápida, você pode escolher a opção Prioridade de Obturador (“S”) e assim aumentar a velocidade de captação de imagem – deixá-lo em 1/125 segundo ou mais ajudará a congelar o movimento.

Em baixa iluminação, você pode usar a Prioridade de Abertura (“A”) para garantir que o máximo de luz possível passe pelas lentes. Mas ao fotografar paisagens num tripé, você pode fechar a íris das lentes para ampliar a profundidade do cenário, mantendo tudo em foco preciso a partir do primeiro plano até o horizonte.

Se você utiliza uma máquina digital de reflexo por lente, é mais provável que você use os modos A ou S, enquanto as câmeras compactas geralmente exigem configurações mais específicas para atender a atividades específicas, como esportes, ambientes escuros e paisagens.

4. Cuidado com o equilíbrio de branco
A câmera irá equilibrar o nível de branco automaticamente a partir do tipo de iluminação do ambiente no qual você está fotografando. Diferentes níveis de luz geram cores distintas – a luz do sol parece bem azul, do tungstênio, amarela e a fluorescente, um pouco esverdeada.

Em muitos casos, a câmera irá detectar espontaneamente em que tipo de iluminação você se encontra, e assim ajustará a cor das fotos para que pareçam naturais. Caso a luminosidade do ambiente esteja misturada, e a câmera fique confusa ao captar as diversas luzes, ajuste o equilíbrio de branco manualmente.

Boa parte das compactas exige a exploração das opções para configurar isso. Mas muitas máquinas digitais de reflexo por lente (ou D-SLR, sigla para Digital Single-lens Reflex)  possuem um botão dedicado ao Equilíbrio de Branco, que geralmente apresenta a sigla “WB”.

Posteriormente você pode corrigir a cor no iPhoto ou no Picasa. Mas, certamente, você terá fotos mais vistosas quando obtiver equilíbrio de branco adequado no momento da captação.

5. Pense na iluminação
Preste atenção na origem e quantidade de luz disponível ao tirar fotos. Quando se fotografa em ambientes externos é importante tomar cuidado para não captar uma pessoa que tenha o sol às suas costas.

Se você está fotografando um monumento ou um ponto de referência – onde não há flexibilidade para ajustar sua posição - utilize o flash para preencher as sombras. Nesses casos, ative o flash manualmente, já que há uma grande chance da câmera considerá-lo desnecessário num dia claro.

FONTE: https://pcmag.com.br/ | Jim Fisher

Nenhum comentário:

Postar um comentário