segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dicas de Fotografia II


6. Use o flash com sabedoria
Quantos já não se frustraram ao usar o flash numa captação muito próxima ao objeto? Se seus amigos e familiares parecem o Gasparzinho nas imagens, com certeza você os fotografou perto demais. Ao ativar o flash, recue um pouco e utilize o zoom para conseguir o enquadramento apropriado.

Caso a fotografia ainda saia muito clara – ou escura – verifique se há a opção de compensação de iluminação. Muitas câmeras permitem que você ajuste a intensidade do flash, o que pode ajudar no equilíbrio geral. Acrescentar apenas um pouquinho de luz possibilita preencher as sombras, resultando numa foto mais natural.

7. Adicione um difusor de flash
Quando não há como controlar o flash, vale acrescentar um difusor para ajudar a espalhar a luz. Flashes menores não conseguem espalhá-la por uma grande área de superfície, e as pessoas ficam com uma aparência de “estado de choque”.

Usuários de compactas podem passar uma fita encerada sobre o flash para suavizar a vazão de luz. Já quem utiliza câmeras D-SRL devem usar uma latinha de filme 35 mm vazia – especialmente as da Kodak – com um corte que a encaixe sobre o flash. O Photojojo possui um tutorial  que lhe indica passo como fazer isso.

Caso você não tenha qualquer latinha de filme sobrando, procure em lojas especializadas em revelação de filmes. Se você achar muito difícil construir seu próprio difusor, cogite a possibilidade de comprar o Gary Fong Puffer (US$ 22), um acessório que ficará um pouco mais profissional em sua câmera.

8. Use um tripé ou um monopé
Às vezes, a melhor maneira de conseguir uma ótima foto é aproveitar melhor o tempo. Ao utilizar um tripé você poderá definir melhor o enquadramento, e pode vir a calhar – juntamente com o timer da própria câmera – na hora de tirar aquela foto de você e as crianças em frente ao Monte Rushmore.

Uma câmera compacta não exige um tripé caro, embora gastar um pouco mais em marcas como Manfrotto ou Gitzo resultará em menos frustração do que barganhas duvidosas. Aqueles que usam câmeras digitais de reflexo por lente precisam tomar cuidado ao escolher um tripé, já que os pés e o suporte deverão dar uma boa sustentação à câmera.

Caso você precise de um equipamento de fácil montagem e desmontagem, um monopé – que não passa de um tripé com duas pernas faltando – ajudará a estabilizar suas imagens. Ideal para fotografar em zoológicos e eventos esportivos, um monopé deve ser sustentado por suas pernas para dar estabilidade à câmera – mas pelo menos não depende da instalação demorada de um bom tripé.

9. Seja seletivo
É fácil tirar uma centena de fotos em poucas horas quando se usa tecnologia digital. Entretanto, não descarregue simplesmente todo seu cartão de memória e jogue tudo no Facebook. Gaste mais um pouco de tempo verificando as fotos para eliminar ângulos redundantes e descartar imagens que estejam fora de foco ou sem estrutura. É melhor postar uma dúzia de boas fotos do que centenas de imagens “não tão boas”.

10. Não se esqueça do processo de postagem
Procure usar um programa como o Picasa ou o iPhoto para organizar suas fotos. Ele lhe ajudará a cortar, corrigir as corres, ajustar a exposição, remover olhos vermelhos e desenvolver outras edições. A edição básica de uma foto pode ajudar a melhorar sua qualidade drasticamente.

Cortar um pouco a foto pode ajudar em termos de enquadramento, e você também pode girar a imagem para alinhar o horizonte. O objetivo é conseguir uma boa foto ao natural, mas não há mal nenhum em retocá-la um pouco.

FONTE: https://pcmag.com.br/ | Jim Fisher

Nenhum comentário:

Postar um comentário